Amazon e Mercado Livre são notificados pelo governo por venda de celulares irregulares

A Amazon e o Mercado Livre foram notificados na sexta-feira pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) devido à venda de celulares irregulares. As empresas têm até amanhã para retirar anúncios de smartphones ilegais de suas plataformas. Segundo o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), departamento da Senacon, que é ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, os aparelhos anunciados não têm homologação e certificação junto à Anatel, nem carregador padrão ou garantia. Esses produtos, de acordo com a Senacon, “representam uma ameaça à saúde dos consumidores". Em nota, a Amazon informou que exige que todos os produtos ofertados no site por vendedores parceiros possuam licenças. Já o Mercado Livre afirma que atua proativamente para coibir tentativas de mau uso da sua plataforma. (g1)

Espaço de show de Madonna no Rio comporta no máximo 875 mil pessoas, segundo Datafolha

Uma estimativa feita pelo Datafolha aponta que o espaço onde aconteceu o show de Madonna na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, comportava no máximo 875 mil pessoas. O número é pouco mais da metade da estimativa de público de 1,6 milhão anunciada pela Riotur, órgão de turismo da prefeitura. O levantamento do Datafolha foi feito a partir do Google Earth e calculou o perímetro que o público ocupava segundo fotos aéreas publicadas pela prefeitura e por agências de notícias. A prefeitura do Rio ainda não se manifestou sobre o assunto. (Folha)

Warner recua e filme feito por fãs de ‘O Senhor dos Anéis’ volta ao YouTube

Após protestos dos fãs nas redes sociais, a Warner Bros. voltou atrás e decidiu liberar The Hunt for Gollum, no YouTube. A produção feita por fãs de O Senhor dos Anéis e lançada há 15 anos havia sido derrubada da plataforma por determinação da companhia. Isso porque vídeo em questão tem o mesmo título de trabalho do novo filme da saga criada por J.R.R. Tolkien, por isso a empresa queria evitar que o público confundisse a produção dos fãs com o filme real. O vídeo de 39 minutos de duração é dirigido por Chris Bouchard e já alcançou 13 milhões de views. O novo live-action de O Senhor dos Anéis será lançado em 2026 com foco em Gollum, vivido por Andy Serkis. (Omelete)

Microsoft é condenada a pagar US$ 242 milhões por violação de patente no Cortana

A Microsoft foi condenada a pagar US$ 242 milhões à IPA Technologies por violação de patente no software de assistente virtual Cortana. A decisão veio após uma semana de julgamento, no qual a justiça de Delaware, nos Estados Unidos, concluiu que a tecnologia de reconhecimento de voz da big tech viola os direitos de patente da IPA, subsidiária da empresa de licenciamento de patentes WiLAN. A IPA entrou com a ação em 2018, acusando a dona do Windows de infringir patentes relacionadas a assistentes digitais pessoais e navegação de dados baseada em voz. A Microsoft afirmou que recorrerá da decisão e está “confiante” de que a empresa nunca violou as patentes da IPA. No ano passado, a big tech anunciou o fim do Cortana após o lançamento do Bing Chat, que mais tarde passou a se chamar Copilot. (Reuters)

Apple pode lançar versão aprimorada da Siri com IA generativa

Lançada em 2011 como assistente virtual do iPhone, a Siri consegue apenas responder pedidos individuais e nunca foi capaz de manter uma conversa com o usuário. Com a chegada de chatbots mais avançados, como o ChatGPT, isso pode mudar. A Apple quer dar um “novo cérebro” à sua famosa assistente virtual com uma versão aprimorada da Siri, que pode ser apresentada em junho, durante a conferência anual da companhia. Segundo o jornal The New York Times, a novidade inclui um novo sistema de inteligência artificial (IA) generativa que possibilita conversas entre a assistente virtual e o usuário. Como parte de um esforço para trazer recursos de IA para seus dispositivos, Apple também está prestes a fechar um acordo com a OpenAI para usar a tecnologia da startup no iPhone. (The New York Times)

Governo desmente informação falsa sobre proibições de doações para o RS

O governo dementiu hoje informações falsas que circularam nas redes sociais e que poderiam atrapalhar as doações que estão sendo feitas em todo Brasil e de outros países para as vítimas das cheias no Rio Grande do Sul. De acordo com o Planalto, diferentemente do que alegam esses conteúdos falsos, não houve recusa por parte do governo federal de doações advindas de Portugal para o estado brasileiro.

Mercado não aposta em baixa de juros no crédito imobiliário

A aguardada queda na taxa de juro do crédito imobiliário ainda está distante de se tornar realidade, apesar da trajetória de queda da Selic iniciada no ano passado. Analistas e instituições apostam até em alta visto que a demanda aquecida por crédito e escacez de fontes mais baratas para novos empréstimos presionam os bancos.

Israel ordena nova evacuação da fronteira com o Egito

Israel ordenou neste sábado que palestinos deixem Rafah, cidade no extremo sul da Faixa de Gaza, na fronteira da região da Península do Sinai, no Egito, onde ais de 1,4 milhão de palestinos – metade da população de Gaza – se refugiam fugindo das ofensivas de Israel que começaram no norte do território.

Mortes no RS sobem para 136 e previsão é de mais chuvas

A tragédia no Rio Grande do Sul já contabiliza 136 mortes e as cheias jáa atingiram mais de 1,9 milhão de pessoas. Há ainda 141 pessoas desaparecidas e registro de 756 feridos. De acordo com a Defesa Civil, 339,9 mil pessoas estão desalojadas em 441 municípios do estado. Elas estão espalhadas por 71 mil em abrigos. Os bombeiros já fizeram o resgate de 70,8 mil pessoas e de cerca de 10 mil animais. O efetivo de 27 mil homens conta com o auxílio de 3,4 mil viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações.

Após estupros e abusos, ministra das Mulheres visita abrigos no RS

A prefeitura de Porto Alegre começou a instalar um abrigo emergencial só para mulheres e crianças que funcionará no Foro Regional do Pathernon, na zona leste da capital gaúcha. A instalação ocorre após várias denúncias de abusos sexual e estupros ocorridos nos abrigos na semana passada.